Wednesday, January 22, 2020

A consciência de amar


O amor, o maior sentimento do mundo. Mas sem hipocrisia, o que eu amo?
Amor é uma palavra que na nossa cultura quase perdeu seu sentido, como diria Bauman a modernidade atual tornou os laços humanos frágeis em um mundo repleto de sinais confusos, propensos a mudar com rapidez e de uma forma imprevisível, amor líquido. Vou elucidá-lo para você. Na China antiga, um mestre encontrou um jovem que claramente estava deliciando-se no prato de peixe que comia. Então ele disse ao jovem: 
- Por que você está comendo esse peixe?  
- O jovem respondeu:
- Porque eu amo peixe!
O mestre lhe retruca:
- Ah, você ama o peixe e por isso o tirou d'Água, matou e o cozinhou. Não me diga que ama o peixe, você ama a si mesmo. É justo porque o peixe é gostoso na sua opinião, você o tirou da água o matou e cozinhou.
Muito do que chamam de 'amor' é 'amor à peixe', como um casal de jovens adolescentes se apaixona, o que isto significa? Que ele viu nessa mulher alguém que ele creu que poderia prover todas suas necessidades emocionais e físicas e ela sentiu que esse homem poderia fazer o mesmo... Isso foi amor, mas ambos estão olhando para as próprias necessidades, conscientemente não é amor pelo outro. A outra pessoa se torna um veículo para a minha satisfação, auxilia nas motivações pessoais, mas muito do que chamam de 'amor' é 'amor à peixe'. E um amor externado não é sobre o que vou receber mas o que vou dar. Certa vez um professor estava fazendo uma reflexão e disse que as pessoas cometem um erro grave ao pensar que você dá àqueles que você ama, mas a verdadeira resposta é você ama aqueles a quem você dá. O seu argumento é que se eu dou algo a você , eu investi o meu tempo com você. E já que amor próprio é natural, todos amam a si mesmo, agora que parte de mim está em você, há uma parte de mim em você que eu amo. Taiji ☯ YinYang. Então, o amor consciente é um amor que dá, não que recebe. 

LcBertoldo

No comments: