Monday, December 30, 2024

Sincera(mente)


Talvez queira procrastinar a paz que não tenho, sinto aquele velho nó no peito, que insiste em propagar a vontade de me jogar no mundo. Mas vou insistir em falar sem parar como sempre fiz. Com uma bola de fogo na garganta que me queima por dentro, me faz arder os pensamentos, o coração, minhas mãos e minha boca.

Não... tento dizer que não tem jeito, acumulo tudo em pensamento, ai fica difícil... digo sim, pois preciso cuspir essa bola de palavreados envoltas com fogo, que me ferem e ao mesmo tempo mostram a mais pueril verdade. A verdade dói, e as palavras por vezes machucam, são cuspidas para o lado, são jogadas sem medo, me assemelhando a um dragão. Se fizesse de propósito; sinceramente juro que tento segurar ao máximo minhas frases e palavras plenas de sentimentos maximizados, mas elas me queimam inteiro por dentro, e preciso jogá-las para fora, e invariavelmente me fere como a ti e aos outros. A sensibilidade me toca, e me ataca como se chamasse para briga, me mostrasse o seu elo mais fraco e mais forte a ponto de me deixar sem norte, perdido, mas fustigado sinto que me encontro cada vez que o obscuro me seduz, e a luz que me conduz me mostra o quanto sinto cada vez mais cada parte de todo momento.

Posso ser o dragão, bicho mitológico, feroz por natureza, sem intenção de machucar porém incumbido de fazê-lo. Mais como uma proteção, mas meu fogo arde e queima, e já se tornou comum ferir(me). Meus defeitos me fazem inteiro, autêntico, pleno, e ao mesmo tempo me destrói. Sou bicho arisco, toque com cuidado, não posso ser domesticado, selvagem, nascido para aventura.
Acordo cedo, durmo tarde e tenho em mim todos sonhos do mundo. Espere tudo e ao mesmo nada, tenho o desastroso defeito de demorar a analisar o que sinto. Penso, repenso, toco, viro, abro, especulo por dias para resumir se gosto ou não. Sou assim, escolho com cuidado como se estivesse tudo a ponto de acabar então não me peça para apressar o tempo, mas no meu conceito acelerado de pensar quero apenas me deixar ir, me deixar levar, deixar ser como deve ser.

Ao mesmo tempo, tenho a maior calma do mundo, porém não me intimide errando várias vezes no mesmo ponto - finjo que não, mas sofro calado e acumulo tudo por dentro. Tenho medo de acumular minhas fraquezas e jogá-las em você, então apenas confie em mim para me recuperar e me acalmar no jeito que eu sempre quis. Me coloco no lugar do outrém, facilmente, pacientemente, empaticamente me sinto parte do que me atrai, até o que me distrai me convém a ser mesmo que inexista perante aos olhos, pode ser bem mais interessante dentro da minha cabeça.

Decodifico expressões, mãos e olhos e muitas vezes dou suposições ciumentas e erradas, te julgo mal por pensamentos que me enlouquecem. Meu ciúme pula na cabeça e amarra minhas mãos, me deixa bravo e inquieto. Cuspo palavras, firo, e me arrependo em seguida. Perdôo facilmente, mas não pense que esquecerei. Então acabo reciclando tudo, aproveitando e aprendendo com meus erros que me ensinam que há tempo para tudo, até para as coisas que não entendo que depois de um tempo, tudo se esclarece.

Tenho um coração gigante, aonde a energia que circula é amor e luz, mas que não se entra tão fácil. Tenho receio da entrega, do presente, mas se você persistir, conhecerá o meu eu mais íntimo. Cuidado aonde toca, não quebre nada, nenhum elo ou confiança, entre com sutileza. Tenho receio do que desconheço, mas a partir do momento em que te deixo abrir o portão, girar a maçaneta da porta, me entrego de corpo, alma e coração. Aguente firme, no começo parecerá uma enxurrada de sentimentos, coisas bonitas e outras nem tanto, sede de querer mais, ademais logo acostuma. Tenho pavor, e ao mesmo tempo confiança e uma fome insaciável de amor, de bem-querer. Entrego minha confiança, mas ela também é retirada facilmente. Não sei mentir, muito menos para agradar. Não te confiarei nada que eu pense que você não suportará. Não sou muito exigente, simplesmente simples, também cometo erros bobos, e às vezes sutilmente fujo. Corro para longe e ataco com minhas sujeiras e palavras de fogo. Não quer dizer que seja imaturo, tenho em mim uma eterna criança que lhe sorri, com minhas inseguranças banais, mas maduro o suficiente para reconhecer meus erros e consertá-los a ponto de tornar tudo tão seguro quanto uma fortaleza.

Sou tão profundo que me perco mas te entrego esse mapa para que você também não se perca para achar o tesouro que há dentro de mim. Vá com cuidado, coragem e disposição. Se essa for a sua vontade, mi casa su casa, relaxe, fique a vontade, mas se quiser me ter de verdade, com atitude siga as instruções e persista. Sem essa de sobreviver, vamos viver tudo que há para viver, de verdade e se entregar...entregarei meus pensamentos, minha torre vertebral que me sustenta, meus defeitos e minhas qualidades. Saiba utilizá-los a seu favor, e peço que trate eles com atenção. Tome cuidado comigo: sou um dragão que cospe palavras de fogo. Sou um dragão cansado de amar errado, então por favor, se depois de tudo isso ainda aceitar minhas partes erradas e tortas, peço que continue. Me conheça por inteiro, reconheça o mel e o espinho. Só não desista no meio do caminho, não você ao menos. Chega de buracos no peito. Se tiver disposição, enfrente. Em frente.

LcBertoldo 

Friday, November 08, 2024

Ditos Populares (V)


 (Baseado em fatos reais)

Dito: Em maus lençóis.

Significância: Expressão referida para quem está em uma situação difícil de resolver.

História: Quando o primeiro e o maior surto de peste negra (surgiam manchas escuras e pútridas) ocorreu entre 1348 e 1350 ao longo de todo século XIV (presente até o ano 1720) esta pestilência ou diga-se peste bubônica, dizimou entre 25 e 75 milhões de pessoas, criou-se este dito porque ela causava septicemia (infecção grave causada pela bactéria Yersinia pestis) o paciente tinha sintomas como febre alta ou hipotermia, calafrios, respiração acelerada ou dificuldade pra respirar, agitação e tontura, restava ao paciente ficar sempre deitado e coberto apenas por um lençol, e quem testemunhava a chegada dos médicos que usavam um casaco preto de cera perfumada, chapéus e luvas de couro de carneiro com uma espécie de máscara de corvo (associado a morte) onde no bico era preenchido com ervas aromáticas (mirra e cânfora) que neutralizavam o odor dos doentes, evitando o “miasma” (ar fétido) que segundo a teoria da época era a causa da doença, evitando que chegasse ao nariz, dava a impressão ao ver a chegada deles com essa vestimenta associada ao corvo (significado de morte) diziam eles: - ciclano ou fulana ‘está em maus lençóis’…


Dito: Quem não tem cão, caça com gato.

Significância: Quando não se tem o objeto adequado para realizar tal atividade, é preciso improvisar e usar outras alternativas.

História: Em 1840 quando surgiu a expressão na América do Norte, mais precisamente no Alasca, na ilha de Saint-Paul, George Kingley um caçador experiente percebeu que não havia muitas fontes de proteína que sobreviviam na neve densa do estado mais ao extremo norte. Ao buscar ajuda na caça, ele percebeu que um dos principais problemas era a presença de roedores que se reproduziam rapidamente e que estariam desestabilizando o ecossistema do local ele percebeu que seu melhor amigo seu cão Wood um Husky Siberiano não conseguia caçar estes roedores que se assemelham a pequenos castores fugiam e se escondiam muito rápido, ele percebeu que deveria mudar sua abordagem, até que o dono do mercado da ilha Robert Mcvoy deu a ideia de usar iscas e como estava tendo êxito com os roedores, deixar que o maior predador do rato fizesse o trabalho como ele lhe falou: ‘Quem não tem cão, caça com gato’…. (Gatos são mais astutos, escondendo-se e esgueirando-se até apanhar a sua presa desprevenidamente).


Dito: Vão-se os anéis e ficam os dedos.

Significância: Apesar de uma perda, algo mais importante e melhor permanece com a pessoa.

História: Em Zhouqu, na província de Gansu, noroeste da China no ano 1270, chuvas torrenciais provocaram fortes deslizamentos de terras, o fluxo do rio Bailong chegou a ser interrompido com a quantidade de lama, pedras e entulhos acumulados devastando quase todo o lugar provocando mais de 1700 mortes na província. Deng Liangyue e seu vizinho Xin Dangsun haviam perdido tudo na tragédia, toda sua casa e bens materiais haviam sido soterrados pelas inundações, Xin consternado reclamava da situação e das perdas, foi então que sabiamente Deng consolando Xin falou: - estamos todos vivos Xin, seus filhos, meus filhos, estamos são e salvos, vamos reconstruir, isso que mais importa, ‘vão-se os anéis e ficam os dedos’ os bens não importam mais que nossas vidas.


Dito: Uma mão lava a outra e as duas lavam o rosto.

Significância: Juntos é possível fazer mais do que sozinhos.

História: Roberto Sampaio, dono da empresa de utensílios estava cansado de tentar mostrar para os seus empregados como eles poderiam produzir mais e serem mais efetivos nas suas respectivas funções, resolveu marcar uma palestra para tentar motivar seus colaboradores. Começou sua palestra fazendo uma analogia para eles:

  • Vocês já tiveram que lavar o rosto com somente uma das mãos? Ou, mais difícil ainda, lavar o rosto sem nenhuma das mãos? Ou então, a própria mão se lavar, sem ajuda da outra mão? Não é difícil, desconfortável, demorando e pouco eficiente?

Neste trabalho equipe composto pela mão direita, esquerda e rosto (cabeça), todos os três tem um objetivo em comum: ficar asseado após o processo, e então ocorre a colaboração. Eu dou a vocês todas as condições de trabalho, só depende de vocês alcançar os nossos objetivos, então quando as pessoas aqui vestem a camiseta e trabalham em conjunto, de maneira integrada e colaborativa ocorre a superação do desempenho de todos atuando sozinhos. Por isso lhes digo, ‘uma mão lava a outra e as duas lavam o rosto’ logo ele levanta uma mão, para outra pessoa e dá um sorriso motivacional ao rosto e aponta para ele ressaltando, todos unidos, fazendo um pelo outro todos teremos resultados superiores… (aplausos).



Dito popular (I): 


https://meusonholucido.blogspot.com/2016/10/ditos-populares-i.html?m=1


Dito popular (II):


https://meusonholucido.blogspot.com/2016/11/ditos-populares-ii.html?m=1


Dito popular (III):


https://meusonholucido.blogspot.com/2016/12/ditos-populares-iii.html?m=1


Dito popular (IV):


https://meusonholucido.blogspot.com/2017/01/ditos-populares-iv.html?m=1


LcBertoldo 

Friday, October 04, 2024

AmorTece


O que posso dizer, é que seria insuficiente em palavras descrever o total sentimento que tenho por você. Especial como te ver é um sonho, como um precógnito (conhecido com antecedência; vivido anteriormente; pressentido) aproveitar cada minuto com a vontade de voltar, e desejar se repetir mas de uma maneira diferente, sem ter que partir, e deixar o silêncio se evadir sentindo o tornar tão amplamente iluminado como o seu sorriso que me trás assim tal qual o sol a energia suficiente para transbordar e encontrar sentido a um mundo perdido, que trás muito mais sentido e sentimento quando se está contigo, um alimento que anima, trás paz, felicidade, coragem, amor e muitas outras vontades que não se esvaem por um instante que seja. E eu com certeza sei algo, como ninguém me faz sentir do jeito que você faz, e eu fico a desejar expressar um pouco do que tenho vontade de dizer, e transformar o momento em que me deixei levar pela afeição da emoção para estar no teu caminho, propagando as boas energias e vibrações para que seja bendita como as palavras, tocar e olhar podendo sentir sem falar tornando o presente a tua presença a encontrar tudo que desejar sem deixar acreditar na esperança de dias cada vez mais abundantes em que você me amor tece de alegrias onde a motivação que bastaria seria só agradecer por tudo que temos e mais que demais são todos os desejos em que nada importaria mais do que te ver bem.  O fato é que estas palavras são um pouco do tanto que posso falar para traduzir em palavras o sentimento que não ficou pra trás, e está aqui, presente, intacto momentaneamente no instante que me transporto para perto de ti, e esqueço o resto do mundo conseguindo deixar tudo para trás e pensar somente no hoje, eu e você, como se o mundo fosse acabar e seguimos vivendo do nosso jeito em um infinito particular no quanto é essencialmente além do inacreditável, sentir e expressar tudo que gostaria para trazer a tona um pouco do que palpita e me faz AMORtizar.


LcBertoldo 

Friday, September 13, 2024

Não há mais tempo a perder


Todo crescimento vem de uma decisão interna, de um erro ou uma dificuldade que gerou aprendizado. Duvide do que é fácil, as situações podem se tornar fáceis porque aprendeu como, mas você não pode forçar o crescimento e aprendizado dos outros, nem pode assumir a responsabilidade pelo que as outras pessoas fazem ou não fazem. Na maioria das vezes se alguém quer te atingir  não é por que a culpa é sua, então não se deixe afetar pelas situações que você não pode controlar ou resolver pelos outros.


Cada pessoa tem sua própria agenda da alma, seus problemas e suas responsabilidades, com seu próprio caminho, bençãos e karmas que são magistrais na criação das condições essenciais para sua própria evolução e expansão. 


O que é certo que nenhum de nós vai sair vivo daqui, então viva o agora, pare de olhar para o passado e querer viver um futuro que ainda não existe, disfrute o momento e relaxe, coma o que gosta, vá em busca dos seus sonhos e diga toda a verdade que há dentro do seu coração como um tesouro guardado; seja bobo, seja feliz, seja gentil, seja diferente, seja soma, pois não há mais tempo a perder…


LcBertoldo

Friday, July 19, 2024

Entre o céu e a terra

Você é o ar que eu respiro

Toda nuvem que passa te vejo flutuar

Como vento que me faz lembrar 

Do sonho que tenho onde fico

 A desejar te encontrar 

Na janela onde eu fito

O azul do céu infinito

Que me traz te amar


LcBertoldo

Tuesday, June 11, 2024

Estrela binária eclipsante

  

Tem vezes 

que a vida te surpreende 

Com sua arte do encontro 

em meio a tantos desencontros 

Às vezes, esbarramos em alguém 

Que mesmo sem querer 

gosta das mesmas coisas que você 

Reciprocamente natural 

acaba indo além 

Do exponencial 

pois sempre acreditávamos ser

Mais do que estrelas perdidas 

no meio desta imensidão 

Encontramos uma conexão 

tão frondosa de brilho 

Meu pedido acabou que fora atendido

ao ver uma estrela cadente 

Uma delas caiu nos seus braços 

e se transformou 

Em estrela binária eclipsante 

Neste eclipse mútuo…


LcBertoldo 


PS: Uma estrela binária eclipsante, ou algólida, é uma estrela binária em que o plano de órbita das duas estrelas se aproxima de tal forma da linha de visão do observador que as componentes passam por eclipses mútuos. As estrelas deste tipo que são também binárias espectroscópicas e em que se conhece a paralaxe do sistema tornam-se importantes no que diz respeito à análise estelar. As binárias eclipsantes são estrelas variáveis, não porque a luz de cada uma das estrelas componentes varie, mas por causa do movimento eclipsante.

Tuesday, April 30, 2024

Mil sorrisos



Os problemas eram os únicos amigos dela, até que passei a ser mais que um amigo e ajudar a resolver os problemas junto com ela. Da amizade, floresceu um sentimento, ambíguo de momento mas arguto da maneira correta. Apareci na sua vida no momento certo pois da forma que caminhava, em linha reta, não encontrava emoção apenas ia sinuosamente correndo mas sem direção... não fazia seu sentido para não correr riscos acabando por não dar a devida importância ao quanto ela considerava tudo isso muito além de querer mais...
Entregar-se a um novo amor enquanto você está quebrada, faz você considerar todos os passos seguintes, então me deixei levar pela ideia de não envolver sentimentos e ao passo que comecei a conquistá-la dei a relevância de tudo que seria da sua afinidade. 
Ela dizia que a maior mentira era o seu sorriso, por não exacerbar toda a verdade que carregava no coração. Então lhe disse que a abertura do seu coração era a boca, e como podeira ser uma mentira a curva mais admirada do seu corpo...?
Então poderia me dizer, se os olhos não vêem o coração não sente?
Sentia, eu via verdade nas suas palavras, mas a via do seu coração estava obstruída e como ela não se permitia a insegurança só lhe deixava ir na linha tênue da retidão.
Para amar de novo, lhe provei que para sentir era preciso a entrega, permitir-se exprimir sentimentos e deixar a vontade fluir...
E nessa de se deixar levar pela confiança da amizade, fui reconquistando seu melhor caminho, com atenção, aventura e carinho ela voltou a ser feliz, confiante com bom humor, sorrindo e se divertindo na sua melhor versão ao encontrar um espelho na sintonia com alguém, sincronizados fomos levados até a direção, do coração... Inevitavelmente depois de muitas conversas  deitados ficamos lado a lado ela passa a mão no meu rosto e respira fundo me tocando ainda mais fundo quando sussurrou ao pé do meu ouvido: - você não sabe quantos sorrisos eu já dei só de pensar em você...

LcBertoldo