Wednesday, December 07, 2016

Ditos Populares (III)

                                                    (Baseado em fatos reais)

Dito: Maria vai com as outras

Significância:  É referida a uma pessoa que não tem opinião, que segue o comando dos outros, que se deixa convencer com facilidade.

História: Essa expressão surgiu a partir de uma associação com Dona Maria, mãe de D. João VI (avó de D. Pedro I e bisavó de D. Pedro II). Maria enlouqueceu de um dia para o outro . Estava batendo a caçoleta diziam...Declarada incapaz de governar, foi afastada do trono. Passou a viver recolhida e só era vista quando saía para caminhar a pé, escoltada por numerosas damas de companhia. (tipo Game of Thrones) Quando o povo avistava a rainha sendo levada pelas damas nesse cortejo, costumavam comentar: “Lá vai D. Maria com as outras”.  Uma verdadeira pau mandado. 

Dito: Segurar vela

Significância: Acompanhar um casal em algum lugar ou em algum evento e ficar sobrando, enquanto eles interagem entre si.

História: No período correspondente à Idade Antiga e Média, as pessoas acendiam velas para fazer suas atividades noturnas como, por exemplo, jantar, tomar banho, entre outras coisas. Na Idade Média, as pessoas que eram designadas ao trabalho braçal seguravam as velas para que seu senhor enxergasse o que fazia. Em eventos e estabelecimentos que só funcionavam à noite, colocavam garotos para acender e segurar velas. Por causa dessa atividade foi que surgiu na França a expressão “tenir la chandelle”, ou "Segure a vela". Essa expressão também era usada para definir o trabalho desempenhado por criados que seguravam candeeiros para que seus patrões pudessem ter relações sexuais com luz, porém durante todo o ato sexual eles deveriam manter-se de costas de forma a não invadir a privacidade do casal. Mas sempre tinha aquela espiadinha......

Dito: Chorar sobre o leite derramado

Significância: Expressão popular na língua portuguesa utilizada no sentido de reclamar ou se entristecer (conformismo) por algo de ruim que já aconteceu.

História: Uma jovem camponesa chamada Margot Andaluzia, levava um balde com leite sobre a cabeça, e distraída pensando nas coisas que compraria com o lucro do produto, acabara por tropeçar caindo ao chão, derramando todo leite. Depois do susto, Margot  não se conteve tamanha vergonha frente ao chefe, que acabou por desabar no choro. Ao ver a cena, o produtor lamentou profundamente o acontecido, e por um breve momento Margot engoliu em seco imaginando no castigo que receberia. Neste momento, Rúben Neves se aproximou da criada e lhe disse: - Cheguei a conclusão de que não seria prático chorar por um fato já consumado, pois não conseguiríamos voltar atrás do ocorrido, nem remediar o prejuízo. Então lhe estendendo a mão para levantar com um lenço para limpar seu rosto emendou: - Não deves chorar sobre o leite derramado, já aconteceu, quem nunca errou que atire a primeira pedra,declamou sabiamente.

LCBertoldo

No comments: