Monday, January 30, 2017

Ditos Populares (IV)

 (Baseado em fatos reais)

OH MY GOD! OH MEU DEUS!

Dito: Deus escreve certo por linhas tortas
Significância: Deus sempre faz a coisa certa, mas de um modo que às vezes parece errado aos olhos do ser humano.
História: Quando o irmão de Maria, João morre no auge de sua vida, muitos disseram: 'Deus o chamou para o céu'. Mas quando Rita sobrinha de Maria perdeu a final para uma outra bailarina para vaga ao Bolshoi, o vôo em que a vencedora estava caiu a caminho de Moscou, muitos disseram: 'Deus escreve certo por linhas tortas', no caso haveria um motivo dela não ter ganho, e provavelmente foi a 'vontade de Deus'.
Por isso que Eclesiastes 7:29 observa: "Deus fez a humanidade reta, mas eles mesmos tem procurado muitos planos" ou conforme a Contemporary English Version parafraseia este versículo: "Éramos completamente honestos quando Deus nos criou, mas agora temos mentes deturpadas." Ao invés de aderir aos justos padrões de Deus, a maioria dos homens e mulheres decidiu propositalmente seguir seus próprios planos, projetos, jeitos ou modo de fazer as coisas, apenas para se dar mal. Por isso os primeiros, Adão e Eva, escolheram a tentação, se rebelaram perdendo a perfeição.

Dito: Deus ajuda quem cedo madruga 
Significância: Não se consegue nada de braços cruzados esperando que caia do céu, devemos lutar pelo que desejamos.
História: Em meados dos anos 1920, os camponeses trabalhavam muito para gerar seu sustento, tanto que madrugavam trabalhando com plantio e acreditavam que quanto mais cedo e no caso quanto mais chuva, tudo viria proporcional ao esforço, realizado as tarefas designadas, gerando o sustento necessário e renda. Mas o que Arminio não sabia que seu filho José não queria trabalhar, pois não concordava que o trabalho enobrecia o homem, mas de fato Arminio considerava seu filho preguiçoso por não colaborar ajudando a casa para a prosperidade da família, e lhe incutia: - Nada cai do céu filho, sem esforço não há ganho, se não ajudar no serviço não tenho como lhe ajudar com aquela moto que tanto sonha...no dia seguinte estava José de pé acordando seu pai lhe dizendo: - Deus ajuda quem cedo madruga. Arminio levantou-se e o abraçou orgulhoso pela obediência. Deus nos abençoou filho! 

Dito: Deus dá asas a quem não sabe voar
Significância: Deus dá tudo as pessoas, mas elas não aproveitam.
História: Em italiano dizemos Dio da il pane a chi non ha i denti (Deus dá o pão para aquele que não tem os dentes). Ou em inglês God gives us nuts to crack when we no longer have teeth (Deus nos dá nozes para quebrar quando não temos mais dentes). 
Neste caso a história seria apenas uma reflexão a cerca do significado das frases, mas para cada um ela se implicaria de uma forma, no caso nem sempre o que queremos é aquilo de que precisamos, logo é a pessoa que deve saber e escolher, cada um sabe da sua necessidade faz suas escolhas e o seu destino. 
Digamos que Deus nos fez a sua imagem e semelhança, e assim que ele terminou seu trabalho com um “toque pessoal”, Deus formou o homem do pó e deu a ele vida, compartilhando de seu próprio fôlego. Desta forma, o homem é único dentre toda a criação de Deus, tendo tanto uma parte material (corpo) como uma imaterial (alma/espírito).
Em termos bem simples, ter a “imagem” e “semelhança” de Deus significa que fomos feitos para nos parecermos com Deus. Adão não se pareceu com Deus no sentido de que Deus tivesse carne e sangue. As escrituras dizem que “Deus é espírito” e portanto existe sem um corpo. Entretanto, o corpo de Adão espelhou a vida de Deus, ao ponto de ter sido criado em perfeita saúde e não ser sujeito à morte.
A imagem de Deus se refere à parte imaterial do homem. Ela separa o homem do mundo animal, e o encaixa na “dominação” que Deus pretendeu, e o capacita a ter comunhão com seu Criador. É uma semelhança mental, moral e social.
Mentalmente, o homem foi criado como um agente racional e com poder de escolha: em outras palavras, o homem pode raciocinar e fazer escolhas. Isto é um reflexo do intelecto e liberdade de Deus. Todas as vezes que alguém inventa uma máquina, escreve um livro, pinta uma paisagem, se delicia com uma sinfonia, faz uma conta ou dá nome a um bichinho de estimação, esta pessoa está proclamando o fato de que somos feitos à imagem de Deus.
Moralmente, o homem foi criado em justiça e perfeita inocência, um reflexo da santidade de Deus. Deus viu tudo que tinha feito (incluindo a humanidade), e disse que tudo era “muito bom”. Nossa consciência, ou “bússola moral” é um vestígio daquele estado original. Todas as vezes que alguém escreve uma lei, volta atrás em relação ao mal, louva o bom comportamento ou se sente culpado, esse alguém está confirmando o fato de que somos feitos à própria imagem de Deus.
Socialmente, o homem foi criado para a comunhão. Isto reflete a natureza triúna de Deus e Seu amor. No Éden, o primeiro relacionamento do homem foi com Deus assim ele fez a primeira mulher porque “não é bom que o homem esteja só”. Todas as vezes que alguém escolhe uma esposa e se casa, faz um amigo, abraça uma criança ou vai à igreja, esta pessoa está demonstrando o fato de que somos feitos à semelhança de Deus.
Parte de sermos feitos à imagem de Deus significa que Adão tinha a capacidade de tomar decisões livres. Apesar de ter sido dada a ele uma natureza reta, Adão fez uma má escolha em se rebelar contra seu Criador. A tentação corrompeu ele a fazer isto, Adão manchou a imagem de Deus dentro de si, e passou adiante esta semelhança danificada a todos os seus filhos, incluindo a nós. Hoje, ainda trazemos conosco a imagem de Deus, mas também trazemos as cicatrizes do pecado. Mentalmente, moralmente, socialmente e fisicamente, mostramos os efeitos.

LcBertoldo 

No comments: