Friday, November 08, 2024

Ditos Populares (V)


 (Baseado em fatos reais)

Dito: Em maus lençóis.

Significância: Expressão referida para quem está em uma situação difícil de resolver.

História: Quando o primeiro e o maior surto de peste negra (surgiam manchas escuras e pútridas) ocorreu entre 1348 e 1350 ao longo de todo século XIV (presente até o ano 1720) esta pestilência ou diga-se peste bubônica, dizimou entre 25 e 75 milhões de pessoas, criou-se este dito porque ela causava septicemia (infecção grave causada pela bactéria Yersinia pestis) o paciente tinha sintomas como febre alta ou hipotermia, calafrios, respiração acelerada ou dificuldade pra respirar, agitação e tontura, restava ao paciente ficar sempre deitado e coberto apenas por um lençol, e quem testemunhava a chegada dos médicos que usavam um casaco preto de cera perfumada, chapéus e luvas de couro de carneiro com uma espécie de máscara de corvo (associado a morte) onde no bico era preenchido com ervas aromáticas (mirra e cânfora) que neutralizavam o odor dos doentes, evitando o “miasma” (ar fétido) que segundo a teoria da época era a causa da doença, evitando que chegasse ao nariz, dava a impressão ao ver a chegada deles com essa vestimenta associada ao corvo (significado de morte) diziam eles: - ciclano ou fulana ‘está em maus lençóis’…


Dito: Quem não tem cão, caça com gato.

Significância: Quando não se tem o objeto adequado para realizar tal atividade, é preciso improvisar e usar outras alternativas.

História: Em 1840 quando surgiu a expressão na América do Norte, mais precisamente no Alasca, na ilha de Saint-Paul, George Kingley um caçador experiente percebeu que não havia muitas fontes de proteína que sobreviviam na neve densa do estado mais ao extremo norte. Ao buscar ajuda na caça, ele percebeu que um dos principais problemas era a presença de roedores que se reproduziam rapidamente e que estariam desestabilizando o ecossistema do local ele percebeu que seu melhor amigo seu cão Wood um Husky Siberiano não conseguia caçar estes roedores que se assemelham a pequenos castores fugiam e se escondiam muito rápido, ele percebeu que deveria mudar sua abordagem, até que o dono do mercado da ilha Robert Mcvoy deu a ideia de usar iscas e como estava tendo êxito com os roedores, deixar que o maior predador do rato fizesse o trabalho como ele lhe falou: ‘Quem não tem cão, caça com gato’…. (Gatos são mais astutos, escondendo-se e esgueirando-se até apanhar a sua presa desprevenidamente).


Dito: Vão-se os anéis e ficam os dedos.

Significância: Apesar de uma perda, algo mais importante e melhor permanece com a pessoa.

História: Em Zhouqu, na província de Gansu, noroeste da China no ano 1270, chuvas torrenciais provocaram fortes deslizamentos de terras, o fluxo do rio Bailong chegou a ser interrompido com a quantidade de lama, pedras e entulhos acumulados devastando quase todo o lugar provocando mais de 1700 mortes na província. Deng Liangyue e seu vizinho Xin Dangsun haviam perdido tudo na tragédia, toda sua casa e bens materiais haviam sido soterrados pelas inundações, Xin consternado reclamava da situação e das perdas, foi então que sabiamente Deng consolando Xin falou: - estamos todos vivos Xin, seus filhos, meus filhos, estamos são e salvos, vamos reconstruir, isso que mais importa, ‘vão-se os anéis e ficam os dedos’ os bens não importam mais que nossas vidas.


Dito: Uma mão lava a outra e as duas lavam o rosto.

Significância: Juntos é possível fazer mais do que sozinhos.

História: Roberto Sampaio, dono da empresa de utensílios estava cansado de tentar mostrar para os seus empregados como eles poderiam produzir mais e serem mais efetivos nas suas respectivas funções, resolveu marcar uma palestra para tentar motivar seus colaboradores. Começou sua palestra fazendo uma analogia para eles:

  • Vocês já tiveram que lavar o rosto com somente uma das mãos? Ou, mais difícil ainda, lavar o rosto sem nenhuma das mãos? Ou então, a própria mão se lavar, sem ajuda da outra mão? Não é difícil, desconfortável, demorando e pouco eficiente?

Neste trabalho equipe composto pela mão direita, esquerda e rosto (cabeça), todos os três tem um objetivo em comum: ficar asseado após o processo, e então ocorre a colaboração. Eu dou a vocês todas as condições de trabalho, só depende de vocês alcançar os nossos objetivos, então quando as pessoas aqui vestem a camiseta e trabalham em conjunto, de maneira integrada e colaborativa ocorre a superação do desempenho de todos atuando sozinhos. Por isso lhes digo, ‘uma mão lava a outra e as duas lavam o rosto’ logo ele levanta uma mão, para outra pessoa e dá um sorriso motivacional ao rosto e aponta para ele ressaltando, todos unidos, fazendo um pelo outro todos teremos resultados superiores… (aplausos).



Dito popular (I): 


https://meusonholucido.blogspot.com/2016/10/ditos-populares-i.html?m=1


Dito popular (II):


https://meusonholucido.blogspot.com/2016/11/ditos-populares-ii.html?m=1


Dito popular (III):


https://meusonholucido.blogspot.com/2016/12/ditos-populares-iii.html?m=1


Dito popular (IV):


https://meusonholucido.blogspot.com/2017/01/ditos-populares-iv.html?m=1


LcBertoldo