Thursday, October 27, 2016

Mais, maior e melhor

Te  escrevo não só por que me inspira e permeia meus pensamentos, a definição mais verdadeira é que tu me aspira...é isso mesmo, me faz divagar a sonhar lucidamente pois alimenta minha alma com as mais boas idéias que possa ter e dividir com alguém. Ao mesmo tempo me dá vontade de absorver todas partes do seu corpo, afim de te ter por inteira, e saborear esse momento bem como queira dividir sonhos e anseios, dividir pipoca no cinema, a conta do restaurante, dividir a garupa da moto em uma viagem para praia ou até o mercado da esquina, dividir sorrisos, aventuras, um abraço e a felicidade que me merece ser repartida com quem faz que ela possa ser proporcionada afim de dividir meu coração, com quem realmente possa doar emoções e sentimentos, pelos quais tenha orgulho e admiração, alguém como você, que afeiçoada compartilhe os mesmos ideais e por ainda assim dizer por que não as mesmíssimas idéias? 
Sinto tanto o sentimento de não ter te tido mais. Eu queria ter mais e mais, e mesmo assim sentia que era pouco, não pouquíssimo, mas pouco. Sabia que tu era mais, maior e melhor, por isso. O melhor era te ver, mesmo que fosse pouco era muito. O maior era o instante em que eu observava o teu lindo sorriso se expandindo e sentia tua vibração guinar. Mais arrepio, risadas, conversas e combinações. Eu via no teu olhar um brilho que era diferente, aquilo que eu precisava para sonhar, aquele mais, maior e melhor. 
Não soaria estranho estar te falando isso, pois enquanto te escrevo vou a afundo alimentar ainda mais sentimentos pelos quais eu tenha nutrido sem saber se é recíproco, mas talvez escrevendo tudo isso eu possa te tocar e ver no teu olhar o real sentido disso, e enfim acreditar que de alguma forma o destino foi tão bom para comigo e reservou este momento...raro...especialmente assim como és para mim, mesmo que seja uma felicidade passageira...ou aquele instante em que eu posso voltar, quando quiser.... 
Tu mostrou ser sempre o que é, o que sempre desejei encontrar em alguém, uma resposta sincera e verdadeira. Meu pólo desconfigurado, meio positivo - meio negativo, que bate em choque, assim como batia no meu coração quando te via, um choque que eu sempre esperava, mais, maior e melhor. Ser o aditivo que sempre me adulterou, a uma expectativa de me conduzir em todos os ímpetos que possa cruzar, para algo sempre novo, maior, melhor, o de querer sempre mais....um vício indubitavelmente transtornador que me tornou alguém mais feliz, mesmo que por pouco tempo, mas me deixou sempre com um sorriso no rosto e um pensamento melhor, maior e mais sempre mais incrível de quem sempre pensou mais, maior e melhores qualidades de ti. 
Assim que fecho os olhos resgato os detalhes que ficaram na minha memória, ainda meio como um quase, ainda que a uma certa distância me pareceu sempre muito perto de quem despertou em  minutos com naturalidade algo além da realidade que eu possa viver e fomentar, as idéias que tenho quando estou a sós, mesmo que quase sem querer ainda pense em me beliscar, como se a realidade viesse a me encaixar tão perfeitamente ao momento ideal, que poderia ser este...
Então, eu deixo para você a tarefa de me acordar ou me deixar sonhando, pois ao teu lado qualquer um dos dois me satisfaz, desde que esteja adorando compartilhar sempre o que se faz cada vez mais gostoso...te olhar, sentir, conversar e sorrir...mesmo sem saber, mesmo sem querer, meio que no quase, querer o melhor para ti, e querer sempre mais de ti, sempre tudo o mais que demais é te ter só para mim, assim e como você ser de mais ninguém, somente minha. 
E depois de tudo isso eu compreendo que nosso tempo tenha acabado e receio que ficarei....só.... pela metade, como uma taça de vinho esperando cia ante a solidão e inquietude inconformada. Mas quem pensaria que um dia tudo isso chegaria ao fim, enfim, foi o que restou de nós depois de tudo que era mais, melhor e maior...
Que da vida em suas divisões, eu não erre o caminho que me levará ao teu encontro. Um dia, no momento certo, ela se encaminhará de colocar todas coisas no lado certo. Coisas têm valor, e pessoas significado, por isso as melhores coisas da vida não se compra, ainda que possa atribuir um preço, o maior valor é o que se estima de alguém que não tem preço, e sim um significado do real valor de valer a pena, em ser a metade que não só divide, mas ao mesmo tempo une, atraindo os sentimentos aos sentidos proporcionando sempre a mais, o maior e melhor de mim.

LCBertoldo 

Friday, October 21, 2016

Serenidade


Tão fácil enxergar os defeitos alheios e não voltar o olhar para si enxergando os seus. Ausência de idéias e presentes reclamações, bocas cheias de críticas e vazias de elogios. Demasiadamente ansiosas, sem prática no virtuoso templo da paciência. Intolerantes diante do percurso nebuloso de suas mentes, torturantes, sinuosamente percorridas em um caminho de carência e dores. Cegamente dominadas pela matéria, não cultivam o espírito e acabam cedendo a tentação do ego para ter mais do que ser. Aparência virtual e mundanamente celular, com sede de atenção sem uma auto reflexão. Curtir ou descurtir?
Fisicamente exauridos e intelectualmente desprovidos, seguem um caminho de dúvidas internas externando certezas absolutas, procurando respostas sempre em busca de um por que? Quem trilha o seu caminho é você mesmo(a), ninguém trilha por você...o que você come, bebe, fala, age, pensa é tudo seu, para um espelho que o mundo irá reflectir de volta para si. 
O que plantares inevitavelmente irá colher, sem jogar as responsabilidades para os outros, pois o outro pode lhe ajudar, mas não preencherá a falta do que estás sentindo, buscando ou precisando. O outro não lhe preenche, o preenchimento é interno...querer sentir, mas não compreendem os sentimentos e suas sensações. Substâncias naturais ou artificiais? Excessos, apegos e maldade ambiguidade a metade, liberdade e bondade. Melhor não?
Interpretações que não me cabe julgamento de ninguém, pois afinal que rei sou eu? 
Então o que realmente é importante? As pessoas estão muitos confortáveis com o que tem e qualquer coisa fora do contexto é um sofrimento, pluf, muda tudo, nada mais importa e o aprendizado com isso passa a não existir mais...a zona de conforto não te leva ao confronto, depende de ti...o importante não são seus sapatos, seu carro, seus cabelos, a cor da sua pele, quanto você tem no banco, os lugares que você frequenta...quando você perceber que menos é mais irá se dar conta de que tudo não passou de uma ilusão, e na verdade o importante não é seu currículo se você não cumprimenta o porteiro, não é o dinheiro que tem na carteira se dá mais importância para o material do que o imaterial, não são suas roupas se você só aparenta o que você conseguiu comprar mas não modifica o seu interior narcisista e egocêntrico, muito menos o lugar onde mora se não se sente a vontade no lugar mais simples possível. 
Na vida, o importante não é ser aceito ou não pelos outros. O ser humano que se impõe limites, números, rótulos, barreiras, credos, crenças, maldade, desconfiança, sofrimento, preocupações, sem necessidade. O importante na vida, é quem você ama e quem você fere. Somos todos iguais, sem diferenciar sobrenome ou qualidades e deficiências. E se fosse o contrário? Como você se sentiria? É como você se sente em relação a você mesmo(a). É confiança, felicidade, determinação e compaixão. Admiro a capacidade do ser humano, de se adaptar em sua metamorfose ambulante e conviver entre os irracionais e incorrigíveis. Os que se julgam donos da moral e do bom costume, mas as pregam de cueca... 
Hipocrisia de que não se olha no espelho, e adora apontar o dedo...
Capacidade bestial do humanóide animal mutar-se, transforma sentimentos de uma hora para outra. [Hora do amor : Hora do ódio] 
Oras digo eu, veja se tem cabimento deixar entrar uma energia que não seja para permear o positivo. Mas o negativo é o oposto, aquele que te deixa louco e atrai coisas fáceis no sentido pejorativo. Então se deixa levar, e levado se vai, não duvida, não questiona, não abre precedentes... 
Faz com que tudo seja o mais seguro possível, para não perder a vida...
Que mal pergunte, que vida? Sobrevive e vive acreditando que existe, porém acho que já foi...mas antes tarde do que nunca, faça alguma coisa. 
Alguns nem balbuciam respostas por que não as tem, é sempre a mesma, dinheiro...
Que pena sinto dos imbecis, e do amor ressentido que não se cura, e acaba matando por dentro, com consentimento inconsciente...
Basta substituir ódio por amor, é estar presente na boa e na ruim. O importante na vida é evitar inveja, não querer o mal dos outros, superar a ignorância e construir a confiança. Querer a felicidade dos outros, pois assim ninguém incomoda. É sobre ter a determinação para correr atrás dos seus sonhos, e persistência no momento que mais precisa enquanto sofre, apanha, cai mas levanta e não desiste. Assim que a vitória é conquistada. É o que você diz e o significado de suas palavras. É gostar das pessoas pelo que elas são e não pelo que tem. Isso que é importante. O resto é resto, do pó viemos ao pó voltaremos. E hoje o que resta é a serenidade de aprendizado da vida que encontrei na lisura vontade de refletir, pestanejar e balbuciar patavinas do meu ser.

LCBertoldo

PS: 'Canibais de nós mesmos, antes que a terra nos coma, cem gramas, sem dramas, por que a gente é assim!?' BV

Friday, October 14, 2016

Encantadora(mente)



Ela diz ter sonhos
Sonhos tão reais
Que de abstratos não tem nada
São os sonhos de quem sonha
E de quem encanta 

Mas é preciso coragem
O que em muitos faltam
Ela tem de sobra
Nesse mundo de idiotas, ela é uma iguaria
Atitude que me encanta...a dela com humildade

Só ela tem o sorriso mais profundo, sincero e iluminado
Como seu riso um maldito vício convalescente
Que marcou-me o tímpano com o timbre da sua voz
Estilo felicidade de quem curte a curta vida
Tão vivida, tão sonhada e tão aproveitada, que não tem como não se encantar

Mas é preciso certeza
Não cair no medo e no automatismo do ostracismo
E se vender por um pedaço de papel
Esquecer as regras e se dissolver com pessoas que valem a pena conversar e conviver
Dar valor ao que encanta a torna muito mais encantadora

Formidável característica a dela
Uma personalidade única que te envolve como um cobertor de lã em um dia de inverno
Te refresca incrivelmente como um temporal em um dia de calor insuportável
Se faz necessário e te faz essencial
Te ver todos os dias seria encantador...

Mas é preciso paciência, 
Para não se entregar ao primeiro galã de rodoviária com sua trigésima baboseira barata
Esmagando com palavras e gírias babacas deste último século amador
Transformar com seu gabão material em pó com seu liquidificador mental
Modificando teorias de uma sociedade falida que não mudou sua opinião, ela encanta sempre aonde for...

Com seus olhos brilhantes cheios de vida
Sua boca hipnotizante me tira a paz e não me deixa respirar tranquilo
Um suspiro e me afogo no ofegar constante lembrando que ela é tudo isso,
Um terremoto de abalar a escala richter que trepida meu coração
E sem ação encantadoramente ela me deixa, sem palavras...

LCBertoldo

Friday, October 07, 2016

Ditos Populares (I)


Uma vez por mês estarei esclarecendo aqui 3 ditos populares, vamos aos primeiros (Baseado em fatos reais):

Dito: Apressado come cru.

Significância: Ás vezes, nem sempre, quase nunca fazer as coisas com pressa surte, efeito, na verdade é o oposto disso. Como já se dizia, 'a pressa é inimiga da perfeição...'. Que perfeição?

História: De verdade quando pesquisei a expressão, descobri que o surgimento do tal dito no Brasil (ali por meados do século XIX) não era bem cru (assim como o sashimi). Tira-se o 'R' e terá a expressão verdadeira. Naquela época alguns tinham sua iniciação sexual com os animais ou como a maioria das pessoas não tinham carro e nem existia os motéis, então faziam 'tudo' em pé mesmo, principalmente nos lavabos externos que ficavam fora da casa, haja vista o que é proibido é mais gostoso. Ah claro, sempre se tinha pressa, mas nem sempre acertava-se o buraco certo...

Dito: Estar com larica.

Significância: Termo coloquial para fome, no caso uma fome excessiva, principalmente doces, muitas pessoas associam o termo depois de fumar maconha, apesar disso não quer dizer que a pessoa tenha consumido.

História: Dona Maria Candelária Larica, portuguesa que morava no Rio de Janeiro no final do século XVIII, foi quem teve a idéia e fez grande fortuna, sendo também ela uma grande consumidora da Cannabis Sativa (deveria ser Saliva), abriu uma rede de lojas pela capitania toda, especializada em doces portugueses. Principalmente quindim e pastelzinho de Belém. Mas antes oferecia maconha (a qual não era proibida na época) aos clientes, que ficavam loucos para comer doces. A bodega chamava-se A Larica, daí oriundo o termo estou com larica.

Dito: Ri melhor quem ri por último ou Quem ri por último ri melhor (a ordem não altera o dito).

Significância: A expressão já é explícita....

História: Do  francês 'rira bien qui rira le dernier'. Durante a corte de Luís XIV eram comuns surubas, ou bacanais como chamavam. Aí como tudo um dia começa a perder a graça ou cair no ostracismo, naquela época não podia ser diferente. Calças coladas, corpetes e perucas, havia uma transformação. Tinha aquela do trenzinho, onde um encaixava no outro, todos bêbados andavam pela corte francesa em seus quartos suntuosos lotados de prevaricadores com suas perucas encaracoladas. Lá os franceses chamavam isso de 'Carrossel' e riam muito. Mas é claro, que 'ri melhor quem ri por último' e no Brasil com a história das marchinhas de carnaval tornou-se 'quem ri por último, ri melhor...'

LCBertoldo